Direito

Direito é uma área de atuação que gera dúvidas, como, por exemplo, quais instituições de ensino que oferecem o curso e o que faz uma pessoa formada em direito.

Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito.

Veja Abaixo o que Você Pode Fazer na Advocacia

A advocacia é o ato de representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas:

Arbitragem internacional: resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre governos, empresas ou instituições de diferentes países.

Direito civil: representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares ou transações comerciais.

A área engloba várias especializações: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

Direito administrativo: aplicar a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.

Direito ambiental: trabalhar com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente.

Direito comercial: intermediar as relações jurídicas no comércio. Aplicar as legislações federal, estaduais e municipais na abertura, no funcionamento e no encerramento de estabelecimentos comerciais.

Direito do consumidor: aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços.

Direito contratual: representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços.

Direito de propriedade intelectual: defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações.

Direito digital: analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais.

Direito penal ou criminal: preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.

Direito trabalhista e previdenciário: representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.

Direito tributário: cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Ministério público: defender os interesses da sociedade perante o juiz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis.

O promotor de Justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes.

Tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico.

Como procurador da Justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais.

O Mercado de Trabalho na Área de Direito

Direito é uma das carreiras mais tradicionais entre todas as graduações. Outros setores novos e aquecidos são os de direito imobiliário, de propriedade intelectual e ambiental.

Também tem destaque o direito internacional e societário, bem como a área de mercado de capitais.

Um segmento que tende a gerar grande demanda nos próximos anos é do direito previdenciário, por causa das possíveis mudanças de regras da aposentadoria.

E uma nova área de atuação que precisará cada vez mais de especialistas é a do direito de tecnologia da informação ou internet, também chamado de cyber direito, focado em crimes ligados a comércio eletrônico, uso indevido de imagens, etc.

VEJA  Assistência Social: O que é Assistência Social e o que ela faz

O Curso de Direito

Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal.

O curso de Direito é uma das graduações mais tradicionais do país e é uma das opções de curso superior que mais atrai estudantes.

A faculdade de Direito tem o tempo de duração de cinco anos e concede ao graduado o título de bacharel.

Interessados em realizar uma continuação acadêmica no campo do Direito encontram diversas vertentes para se especializar como, por exemplo, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Digital e outras.

O que é Estudado no Curso de Direito?

Ao longo dos 10 semestres que compõem uma graduação em Direito, os estudantes passam por disciplinas distribuídas por quatro diferentes classificações de formação.

Confira algumas das principais matérias presentes na grade curricular de Direito:

  • Ação Penal
  • Ciência Política e Social
  • Comunicação e Expressão
  • Controle e Constitucionalidade
  • Direito da Criança, Adolescente e Estatuto do Idoso
  • Fatos e Negócios Jurídicos
  • Ilicitude e Culpabilidade
  • Interpretação e Produção de Textos
  • Processo Coletivo, entre outras disciplinas

Faculdade de Direito é Cara?

Se você é uma das muitas pessoas que se perguntam “quanto custa uma faculdade de direito?”, é importante saber que tanto os cursos de Direito EaD quanto os presenciais são oferecidos em diversas faculdades em todo o País e normalmente despertam bastante interesse em pessoas que almejam iniciar a graduação.

O volume de busca pelo curso também acaba influenciando no preço faculdade.

Portanto, é bom saber desde já que um curso de graduação em Direito não é barato.

Sobre o Curso de Direito

O curso de Direito prepara profissionais para cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes em um país ou região.

O curso de Direito forma bacharéis, com ênfases em diversas áreas de atuação.

No mercado de trabalho, o profissional de Direito pode dar aulas, atuar profissionalmente nos setores público e privado ou seguir carreira diplomática.

Seu objetivo é zelar pela manutenção e integridade de bens e direitos, preservando interesses individuais e coletivos, dentro dos princípios éticos que regem a profissão.

Concorrência no Curso de Direito

Segundo as estatísticas do Ministério da Educação, em 2016, 1,2 milhão estudantes disputaram as 410 mil vagas de Direito disponíveis no país.

Como é o Curso de Direito?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Direito deverá contemplar, em seu Projeto Pedagógico e em sua Organização Curricular, conteúdos e atividades que atendam aos seguintes eixos de formação: Formação Fundamental, Formação Profissional e Formação Prática.

No eixo de Formação Fundamental, o estudante estabelece relações entre o Direito e outras áreas do conhecimento.

No eixo de Formação Profissional, o aluno aprenderá sobre os diversos ramos do Direito, contextualizados segundo a evolução da Ciência do Direito e sua aplicação às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas relações internacionais.

O conteúdo desse núcleo deve abranger:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Direito Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Internacional;
  • Direito Processual.
VEJA  Apoio Escolar: O que é Apoio Escolar e Quais os Benefícios

Faça Carreira em Direito

O profissional de Direito executa suas funções sem supervisão, em ambiente fechado e em horário diurno.

As principais características do profissional de Direito, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Ética;
  • Criatividade;
  • Raciocínio lógico;
  • Capacidade interpretativa;
  • Agir com prontidão;
  • Paciência;
  • Tolerância;
  • Capacidade de convencimento;
  • Eloquência verbal;
  • Persistência;
  • Controle emocional;
  • Capacidade de negociação;
  • Manter-se atualizado;
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais positivos;
  • Desenvolver expressão corporal;
  • Dominar expressão escrita;
  • Capacidade de síntese;
  • Senso de humor;
  • Senso crítico;
  • Capacidade de escuta ativa;
  • Trocar experiências profissionais.

Um Resumo do que é Direito

O direito conta com mais de 50 áreas de atuação que promovem a igualdade de direitos e luta pela justiça.

Legalmente habilitado para orientar, esclarecer e defender juridicamente seus clientes, o profissional graduado em Direito assume grandes responsabilidades a fim de cuidar da aplicação de normas jurídicas vigentes no país e das relações de indivíduos e sociedade.

O profissional graduado no curso de Direito deve ter conhecimento sobre filosofia, lógica, política e economia, além de gostar de ler, refletir e discutir todos os tipos de assuntos, com lógica e argumentação.

A grade curricular dos cursos de direito normalmente apresenta disciplinas teóricas nos três primeiros anos e práticas e específicas após este período.

No início da graduação, matérias como português, sociologia, economia, teologia, antropologia, comunicação, dentre outras, são ministradas em paralelo às aulas de introdução ao estudo do direito, como história do direito, direito penal, administrativo, constitucional, empresarial, civil e processual.

Com o novo Código de Processo Civil, a demanda de profissionais de direito no setor público deve aumentar significativamente.

Contudo, o setor privado também reúne uma diversidade de vagas, principalmente no segmento de direito tributário, que atualmente é carente de profissionais especializados.

O graduado em direito pode exercer a profissão como advogado, em várias instâncias, em departamentos jurídicos, empresas públicas ou escritórios privados.

Outra função dos bacharéis em Direito é o magistrado (juiz). Mas prepare-se para a concorrência, pois existem mais de 600 mil profissionais em direito no Brasil.

E, para exercer a profissão, você precisa do Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Direito e da Aprovação no Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Cursos Online de Direito

Veja abaixo a Lista de Cursos Online de Direito do site Portal de Cursos Online:

Aperfeiçoamento em Concessões e Parcerias com Administração Pública
Aperfeiçoamento em Mediação e Arbitragem
As relações entre os Direitos Fundamentais e o Direito do Trabalho
Aspectos e Fundamentos da ética Jurídica
Assédio Moral no Trabalho
Auxiliar de Escritório
Auxiliar Judiciário
Básico sobre Balística
Biopirataria
Capacitação em Gestão e Fiscalização Municipal
Captação: Recursos para o Terceiro Setor
Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
Controle de Arquivos e Documentos
Coordenador Político Executivo
Croqui de Acidente de Transito
Desenho Técnico Básico
Desoneração de Folha de Pagamento
Direito das Sucessões: Avanços e Retrocessos
Educação Interdimensional
Enfrentamento da Pobreza e Políticas Públicas Sociais
Estatuto da OAB e ética Profissional
Ética e Legislação
Ética No Serviço Público
Formação de Pregoeiros
Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Gestão de Contratos
Gestão de Segurança Pública
História das Constituições Brasileiras
História do Direito
Inquérito Policial
Introdução à Agentes Públicos e Privados na Cena de Um Crime
Introdução à Ciência Política
Introdução à Cinesiologia Como Prova Pericial
Introdução à Crimes Contra a Administração Pública
Introdução à Criminalística
Introdução à Criminologia
Introdução à Direito Processual, Penas e as Provas
Introdução à Ética Jurídica
Introdução à Execução Penal
Introdução à Fisioterapia do Trabalhador
Introdução à Investigação Pericial da Cena de Um Crime
Introdução à Legislação e ética Profissional no Direito
Introdução à Legislação Penal Extravagante
Introdução à Legislação Trabalhista
Introdução à Legislação Tributária
Introdução à Lei de Crimes Hediondos
Introdução à Lei e Responsabilidade Fiscal Comentada
Introdução à Lógica e Hermenêutica Jurídica
Introdução à Papiloscopia
Introdução à Perícia Criminal
Introdução à Perícia Grafotécnica
Introdução à Psicologia Criminal
Introdução à Psicologia Judiciária
Introdução à Psicologia Jurídica
Introdução à Segurança Pública
Introdução á Sociologia Geral e Jurídica
Introdução à Tecnologia Criminalística
Introdução à Teoria Geral da Parte Especial do Código Penal
Introdução à Toxicologia Forense
Introdução ao Direito Administrativo
Introdução ao Direito Agroambiental
Introdução ao Direito Ambiental
Introdução ao Direito Civil
Introdução ao Direito Comercial
Introdução ao Direito Constitucional
Introdução ao Direito de Família
Introdução ao Direito Digital
Introdução ao Direito e Bioética
Introdução ao Direito e Legislação Ambiental
Introdução ao Direito Eleitoral
Introdução ao Direito Eletrônico Via Web
Introdução ao Direito Financeiro
Introdução ao Direito Internacional Público
Introdução ao Direito Marítimo
Introdução ao Direito Matrimonial e Parental
Introdução ao Direito Municipal e Urbanístico
Introdução ao Direito Objetivo e Subjetivo
Introdução ao Direito Penal
Introdução ao Direito Penal Econômico
Introdução ao Direito Previdenciário
Introdução ao Direito Processual Civil
Introdução ao Direito Processual Penal
Introdução ao Direito Processual Tributário
Introdução ao Direito Público e Privado
Introdução ao Direito Tributário
Introdução ao Escrevente Judiciário
Introdução ao Estudo de Direito
Introdução ao Judiciário – TRE
Introdução ao Tribunal do Júri
Introdução aos Direitos do Consumidor
Introdução aos Direitos Fundamentais e Direito do Trabalho
Introdução aos Direitos Humanos
Introdução aos Princípios Constitucionais da Administração Pública
Investigação Criminal
Jornada de Trabalho
Juizado Conciliador e Juizado Leigo
Legislação de Trânsito
Linguagem Forense
Novo Código de Processo Civil (CPC)
O Ministério Público
O Trabalhador e Seus Direitos
Orçamento Público
Ouvidoria Pública
Planejamento Tributário
Português Jurídico
Preparatório Para OAB
Previdência Social
Princípios e Normas do Direito Tributário
Programação em Python
Projetos Indígenas
Redação Oficial
Registro de Imóveis
Teoria Geral do Processo
Trabalho do Menor e Aprendiz
Violência Doméstica
Violência Doméstica – Infância e Adolescência

VEJA  Concursos Públicos: Concursos Públicos Abertos | Várias Vagas Abertas
Matricule-se
Matricule-se
Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *