Comunicação Social

A comunicação social é uma ciência social aplicada, cujo objeto tradicional de estudo são os meios de comunicação de massa (também chamados mass media ou simplesmente “média” ou “mídia”), principalmente o jornalismo ou imprensa e a comunicação organizacional (publicidade, propaganda, relações públicas, comunicação de marketing) de empresas e de organizações governamentais ou não-governamentais.

O objeto da comunicação social diferencia-se, portanto, da comunicação que é objeto de ciências, como a psicologia, a linguística ou a antropologia, sem que se possa negar a existência de interseções entre esses domínios.

Os meios de comunicação de massa mais frequentes são o jornal, a televisão, o rádio, o cinema e a internet.

A pesquisa científica em comunicação social mantém diálogos frequentes com a antropologia, com a sociologia, com a linguística, com a psicologia, com a ciência da informação, com a administração de empresas, com as artes visuais, com a música e com as artes cênicas.

A partir do advento da internet, ampliou-se também o diálogo acadêmico entre a comunicação social, a ciência da informação e a ciência da computação.

Os fenômenos tecnológicos relacionados à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são um domínio de conhecimento distinto da comunicação social.

Os profissionais formados em comunicação social podem ser habilitados nas seguintes especialidades:

  • Publicidade e propaganda
  • Relações públicas
  • Rádio e televisão
  • Cinema e vídeo
  • Jornalismo
    Educomunicação

No Brasil, a comunicação social não foi regulamentada como uma única profissão, havendo diversas regulamentações em separado, como jornalistas, relações públicas ou radialistas e com algumas especializações ou habilitações ainda não regulamentadas.

Com conhecimento em comunicação social, é possível trabalhar em nos principais veículos de comunicação, como rádio, televisão, jornal, cinema e internet.

A Carreira em Comunicação Social

O profissional da área de Comunicação Social lida com a linguagem e a maneira como os indivíduos se comunicam.

Assim como existem diversas maneiras possíveis de nos comunicarmos e transmitirmos alguma mensagem, a profissão em Comunicação Social abrange vários campos de atuação e várias habilitações em cursos de graduação.

Há vários campos de atuação comuns para profissionais de Comunicação Social e atividades que podem ser desempenhadas em cada um deles.

O profissional de jornalismo, por exemplo, investiga a veracidade de fatos e transmite informações adequando sua linguagem aos diferentes meios de comunicação e ao público alvo.

VEJA  Construção Civil: O que é Construção Civil e Como Surgiu

Um jornalista pode atuar também na comunicação empresarial. Na área de publicidade e propaganda, o profissional realiza pesquisas de mercado e cria campanhas publicitárias para os mais diversos meios de comunicação.

No campo de relações públicas, o profissional desenvolve canais de comunicação com os clientes, organiza eventos para divulgação da marca, realiza pesquisas de opinião e atua em projetos sociais da organização.

Além destas, existem outras áreas onde um profissional de Comunicação Social pode atuar, tais como: Produção Editorial, Multimídia, Mídia Eletrônica, Rádio, Televisão, Internet e muito mais.

Perfil do Profissional Formado em Comunicação Social

Como o nome da profissão sugere, um profissional formado em Comunicação Social deve ter excelente capacidade de se comunicar.

Mercado de Trabalho Para Quem faz Comunicação Social

Mídias digitais e comunicação empresarial são áreas que buscam profissionais formados em Comunicação Social.

Sobre o Curso Superior em Comunicação Social

A maioria dos cursos apresenta a especialidade em seu nome, como por exemplo: “Comunicação Social – Jornalismo” ou “Comunicação Social – Produção Editorial”.

Outros cursos são chamados apenas de “Comunicação Social”, neste caso vale a pena fazer uma pesquisa sobre as disciplinas do curso para descobrir qual o seu enfoque.

A estrutura curricular do curso possui algumas disciplinas que são comuns a todas as habilitações, como é o caso das matérias que abordam teorias da Comunicação, Ciências Humanas e Políticas, Língua Portuguesa e Sociologia.

O curso de Comunicação Social forma profissionais especializados em trabalhar com comunicação de massa e na comunicação corporativa.

As habilitações em Comunicação Social podem ser Editoração, Publicidade e Propaganda, Radialismo ou Rádio e TV, Audiovisual, Midialogia, Educomunicação e outros.

Apesar de serem da área da Comunicação, os cursos de Jornalismo e Relações Públicas não são mais considerados habilitações, mas formações específicas, o que pode ocorrer com outras habilitações.

No mercado de trabalho, o comunicador social atua em meios de comunicação de massa, em editoras de revistas, sites e portais de conteúdo e nos diversos tipos de mídia, além de poderem atuar na comunicação corporativa, em organizações privadas, públicas ou do terceiro setor.

VEJA  Concursos Públicos: Concursos Públicos Abertos | Várias Vagas Abertas

O que faz o Profissional de Comunicação Social?

O comunicador social, de modo geral, elabora planos estratégicos das áreas de marketing e comunicação, implementa, coordena e executa atividades nestes segmentos.

Concorrência no Curso de Comunicação Social

Segundo as estatísticas do Ministério da Educação, em 2016, 20 mil estudantes disputaram as 11 mil vagas de Comunicação Social disponíveis no país.

Como é o Curso de Comunicação Social?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Comunicação Social possui seus conteúdos curriculares divididos em Conteúdos Básicos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à da habilitação escolhida, e Conteúdos Específicos, que são definidos livremente pelas instituições de ensino de acordo com o objetivo e perfil traçados aos egressos.

O núcleo de Conteúdos Básicos envolve tanto conhecimentos teóricos como práticos, reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação e à habilitação específica.

Faça Carreira em Comunicação Social

O profissional de Comunicação Social exerce suas atividades, na maior parte das vezes, na condição de trabalhador com carteira assinada, em equipes de trabalho sob supervisão ocasional.

Quais são as Principais Competências Pessoais do Profissional de Comunicação Social?

As principais características do profissional de Comunicação Social, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Liderar pessoas;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Tomar decisões;
  • Capacidade de abstração;
  • Trabalhar em equipe;
  • Raciocínio analítico;
  • Capacidade de síntese;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Agir com empatia;
  • Capacidade de organização;
  • Demonstrar habilidades comunicativas;
  • Criatividade;
  • Saber ouvir;
  • Visão sistêmica.

Comunicação Social – Jornalismo

Em uma graduação de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, o estudante recebe a habilitação de jornalista para atuar em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, entre outras.

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda é responsável por formar publicitários que se utilizam de sua criatividade para atuar na criação de campanhas e peças publicitárias visando a divulgação de marcas, produtos e serviços.

VEJA  Artes: O que são Artes, Como Surgiram e Suas Tendências

Comunicação Social – Rádio e TV

Já o curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV destina-se à formação de profissionais aptos para editar e produzir conteúdo para rádio, TV, internet e aplicativos, coordenar equipes de produção, atuar como roteiristas e diretores de fotografia.

O futuro profissional da área poderá trabalhar em agências de comunicação, emissoras de rádio e TV, produtoras digitais, agências de publicidade, entre outros.

Onde Estudar Comunicação Social

Provavelmente, você não vai ter dificuldade para encontrar uma graduação de Comunicação Social em sua cidade ou em um município próximo.

E, embora em algumas profissões da Comunicação Social o diploma não seja obrigatório, hoje em dia é muito difícil ingressar no mercado de trabalho sem essa qualificação.

Cursos Online de Comunicação Social

Veja abaixo a Lista de Cursos Online de Comunicação Social disponíveis no site Portal de Cursos Rápidos:

Agente Socioeducativo
Aperfeiçoamento em Publicidade e Propaganda
Assessoria de Imprensa
Comunicação Social
Condução de Reuniões
Consultoria de Carreira
Diagramação
Formas de Comunicação
Jornalismo Impresso
Movimentos Sociais e Sociedade Civil
Noções Básicas sobre Oratória
Palestrante
Preparatório para Prolibras
Relações Públicas
Responsabilidade Social Empresarial
Semiótica
Sistema Único de Assistência Social – SUAS
Sociologia Geral
Trabalhando com Deficiente Auditivo Através do Método de LIBRAS
Trabalhando com Deficientes Auditivos
Trabalhando com Deficientes Visuais

Matricule-se
Matricule-se
Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *