Leitura Infantil

Qual é a Importância da Leitura na Educação Infantil?

A importância da leitura na educação infantil é muito grande, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica.

Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível, entenda o porquê.

Os projetos de leitura para educação infantil possuem influência positiva na vida das crianças, pois a leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo.

Mas para a leitura na educação infantil dar certo, é necessário criar uma rotina de leitura.

A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, não deve ser algo imposto.

Para isso, leve em consideração o tempo de atenção que a criança dedica à leitura e respeite este limite.

Faça do momento de leitura um momento prazeroso para os pequenos. Além disso, se você estiver interessado na leitura na educação infantil, você precisa conhecer os estágios da criança leitora.

Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura.

Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

A importância da leitura na educação infantil é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos, por isso, o incentivo dos pais e da escola é fundamental.

Aliás, a prática da leitura se faz necessária a qualquer cidadão por ampliar a visão de mundo ao inserir um leitor competente em nossa sociedade, possibilitando também a vivência de emoções, exercendo o mundo da fantasia e o da imaginação.

Cabe ao professor o papel de mediador, sendo o responsável em inserir a criança neste universo simbólico desde o início da escolarização, em que a leitura em voz alta mostra que as marcas gráficas no papel também favorecem a comunicação.

A Importância da Leitura Desde a Educação Infantil

O contato com a leitura nos proporciona a ampliação da percepção do mundo que está a nossa volta. Como cita Freire (1989) a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo.

Ao incentivar e proporcionar momentos de leitura a um indivíduo, maiores serão suas chances de estar integrado com o meio em que vive.

Leitura essa que pode ser realizada de diferentes maneiras, a mais utilizada é através da escrita, sendo encontrada em livros, revistas, jornais, entre tantos outros exemplares que possam estar a disposição.

O gosto pela leitura se desenvolve a partir do momento em que os conteúdos estejam de acordo com nossos interesses e necessidades.

VEJA  Alfabetização e Letramento: Qual a Diferença Entre Alfabetização e Letramento? (Principais Diferenças)

Sobre a leitura na educação infantil, é praticamente uma unanimidade entre professores e pesquisadores de que os benefícios de estimular a criança a criar um hábito de leitura desde cedo impactam no seu desenvolvimento de tal forma que pela vida inteira ela vai colher os frutos dessa semente.

Por meio da leitura na educação infantil, a criança desenvolve a criatividade e a imaginação e adquire uma bagagem cultural que, em muitos casos, vai acompanha-la pelo resto da vida.

Mas não basta apenas incentivar a criança a ler, é preciso de fato se importar com a leitura dela.

Produções que, em termos literários, podem não ser um primor, como os clássicos, podem servir no sentido de despertar o gosto pela leitura.

Certamente, a criança vai encontrar algum livro sobre um tema que tenha muito interesse e o simples fato de ela querer descobrir coisas novas sobre o assunto já estimula a leitura.

A Leitura é um Hábito, e é Dentro de Casa que ele Começa a ser Estimulado

Promover o bom relacionamento das crianças com os livros e fazer da leitura um hábito pode transformá-los em cidadãos mais críticos e criativos.

A leitura contribuiu para um desempenho superior em todas as disciplinas, aumenta o vocabulário, melhora a escrita e estimula a imaginação.

Dicas Para Estimular a Leitura Infantil em Casa

Faça da leitura uma rotina: As crianças devem ser inseridas no mundo da leitura muito antes de serem alfabetizadas!

Desenvolva atividades para promover a leitura: Muitas editoras oferecem obras que são apropriadas para bebês, feitas de plástico, cheias de cores e com texturas diferentes.

Instigue a imaginação do pequeno: Os exemplares com ilustrações ajudam muito, pois despertam a imaginação.

Debata com seu filho após a leitura: Conversar sobre o livro que ele acabou de manusear, pedir que explique as figuras e comentar a história pode ajudá-lo, lá na frente, a interpretar textos e questões matemáticas com maior facilidade.

Exemplo é importante: Quando a criança percebe o interesse dos pais pelos livros, ela vai seguir o mesmo caminho.

Nunca é tarde para se apaixonar pela leitura!

Deixe-o ler como quiser: A criança pode sentar e passar por todas as páginas, comentando com você.

Ela pode viver esse momento sozinha ou fazer da leitura um grande espetáculo.

Procure escolas e creches que combinem com sua rotina: Quando a criança for para a sala de aula é importante escolher instituições que não só façam com que ela leia, mas que incentivem a leitura.

A Importância da Leitura Infantil Para o Desenvolvimento da Criança e a Formação do Hábito de Leitura

O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.

Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo.

VEJA  Educação Especial Inclusiva: O que é Educação Inclusive e o que ela Favorece

A formação acadêmica, infelizmente não dá ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória, pois se não se contrata um instrutor de natação que não sabe nadar, no entanto, as salas de aula brasileira estão repletas de pessoas que apesar de não ler, tentam ensinar.

Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo.

Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor.

Da mesma forma, através da leitura, a criança adquire uma postura crítico-reflexiva extremamente relevante à sua formação cognitiva.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.

A leitura, no sentido de compreensão do mundo, é condição básica do ser humano.

Assim, pais e professores têm um papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura.

As Fases de Leitor da Criança

O leitor em processo (a partir dos 8 / 9 anos) é a criança em uma fase que já domina o mecanismo da leitura.

O leitor fluente (a partir dos 10 / 11 anos) é o leitor que está em fase de consolidação dos mecanismos da leitura.

O leitor crítico (a partir dos 12 / 13 anos) é a fase total do domínio da leitura e da linguagem escrita.

O convívio do leitor crítico com o texto literário, deve extrapolar a mera fruição de prazer ou emoção e deve provocá-lo para penetrar no mecanismo da leitura.

O leitor crítico continua a interessar-se pelos tipos de leitura da fase anterior, porém, é necessário que ele se aproprie dos conceitos básicos da teoria literária.

Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.

Existem diversos fatores que influenciam o interesse pela leitura. A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura.

A criança que lê com maior desenvoltura se interessa pela leitura e aprende mais facilmente, neste sentido, a criança interessada em aprender se transforma num leitor capaz.

Outro fator que contribui positivamente em relação à leitura é a influência do professor.

Professores que oferecem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem forçar, mas com naturalidade, desenvolverão na criança um hábito que poderá acompanhá-la pela vida afora.

Para desenvolver um programa de leitura equilibrado, que integre os conteúdos relacionados ao currículo escolar e ofereça uma certa variedade de livros de literatura como contos, fábulas e poesias, é preciso que o professor observe a idade cronológica da criança e principalmente o estágio de desenvolvimento de leitura em que ela se encontra.

VEJA  Educação Especial Inclusiva: O que é Educação Inclusive e o que ela Favorece

O equilíbrio de um programa de leitura depende muito mais do bom senso e da habilidade do professor que de uma hipotética e inexistente classe homogênea.

Assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura, incluem oportunidades para ler de todas as formas possíveis.

Frequentar livrarias, feiras de livros e bibliotecas são excelentes sugestões para tornar permanente o hábito de leitura.

Enfim, a literatura infantil é um amplo campo de estudos que exige do professor conhecimento para saber adequar os livros às crianças, gerando um momento propício de prazer e estimulação para a leitura.

Curso Online de A Importância da Leitura na Educação Infantil

Estimular a leitura na infância, bem como, o prazer desta e o processo de construção do conhecimento na educação são formas de desenvolver a aprendizagem e processo de avaliação dessa faixa etária.

Conteúdo Programático:

  • COMO INCENTIVAR A LEITURA?
  • LEITURA NA ESCOLA
  • IMPORTÂNCIA DA LEITURA DURANTE A INFÂNCIA
  • OS SABERES DA LITERATURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR
  • LITERATURA INFANTIL
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL
  • LER: PRAZER OU OBRIGAÇÃO?
  • CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO
  • A IDENTIDADE DO EDUCADOR
  • O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ÉTICA E RESPONSABILIDADE

Carga Horária: 10h a 280h

(Se necessitar uma Carga Horária menor que 280 horas, ou algum dado adicional em seu Certificado, diferente do modelo padrão, poderá solicitar ao setor pedagógico e este analisará a possibilidade de se efetuar a alteração ou adição).

Para mais informações sobre este e outros Cursos, fale agora com um de nossos Atendentes do Suporte ao Aluno. (CLIQUE AQUI)

ATENÇÃO: Após sua inscrição no Portal de Cursos Rápidos, seu acesso será liberado a este e a todos os mais de 2100 Cursos do Portal, onde fará um investimento de apenas R$ 89,00 (Não é mensalidade, é taxa única de inscrição).

MATRICULE-SE AGORA!

Acesse este e todos os + de 2.100 Cursos ofertados, por apenas R$ 89,00 (taxa única, sem mensalidades).

Matricule-se
Matricule-se
Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *